segunda-feira, 8 de julho de 2013

PETIT GATEAU LOW CARB

Oie!

Como tem sido o feriado? Aqui tem sido frio.. chuvoso.. como eu gosto.. só queria poder aproveitar o feriado com o Du.. que precisou trabalhar. 

Aí decidi ir hoje de manhã na Liberdade, passear, comprar ingredientes e coisas que não se encontram fácil por aqui, e ir na loja de cosméticos! Acabei comprando diversas coisinhas, mas uma coisa achei bem bacana.. 1,5kl de farinha de amendoim, por um preço muito bom!!

Como eu já estava querendo aprimorar a receita de petit gateau que eu fiz estes dias (na primeira vez, foi muito tempo no forno, e na segunda, pouca.) .. foi a receita que eu pensei em fazer com a farinha.

Não me senti muito bem lá.. acho que era cansaço.. mas depois de descansar, fiz a receita, pela foto abaixo, acho que funcionou, né? =)




PETIT GATEAU LOW CARB

RECEITA
100g de chocolate 85% cacau;
0,5 xícara de manteiga sem sal;
3 ovos em temperatura ambiente;
5 colheres de sopa de adoçante sucralose (aquele que é a mesma proporção do açúcar);
4 colheres de sopa de farinha de amendoim (pode-se trocar por qualquer farinha de amêndoas, ou de côco);
1/2 colher de chá de essência de baunilha (usei a tampinha dela mesma pra medir);
umas 5 gotinhas de essência pura de laranja (opcional).

MODO DE FAZER
Preaqueça o forno à 200° e reserve 5 forminhas de cupcake - as minhas são de silicone e prefiro muito, pois não há necessidade de untar - colocando-as em uma fôrma maior pra não cair.

Inicio colocando o chocolate picado com a manteiga, por 30" no microondas, mexendo e mais 20".. e mais 10" por fim, se não estiver derretido. Mexo com uma colher ou batedor de mão seco, e reservo. 

Bato os ovos, em uma tigela grande, e quando começar a ficar amarelinho claro, junto o adoçante, as essências e desligo a batedeira. Tempero o chocolate com o ovo batido (1 colher de sopa do ovo no chocolate, mexo bem, sem parar, e repito a operação mais umas 2 vezes). Isso serve pra impedir que seu ovo cozinhe ao misturar com o chocolate quente. 

Após temperar, misture todo o chocolate com um batedor de mão/fuet, com delicadeza, e após incorporar tudo, misturo a farinha, também delicadamente, até não ter mais gruminhos. 

Despejo a massa nas forminhas e  levo ao forno, por cerca de 8 minutos. O segredo, pra não acontecer o que aconteceu comigo nas 2 primeiras vezes, é colocar um bolinho inicialmente (os outros podem esperar, que não tem problema), e ir observando. Normalmente são 10 a 12 minutos, mas isso depende do forno.. então, teste primeiro pra descobrir. 

Depois de tirar do forno, se for servir com chantilly *adoçado com adoçante, lógico* ou sorvete low carb, já prepare esta parte, pq não pode demorar pra desenformar, ou ele irá assar mais um tico na forminha, e não pode.. dentro deve estar meio cru. 


Desenforme num pratinho, e sirva!! 


Muuuuuuito bom, eu prefiro menos doce, mas vc pode colocar um pouco mais de adoçante (umas 2 colheres já tá bom!)


Carboidratos:
Receita completa: cerca de 20g
1/5 de receita: 4g

Bom apetite! 

Um comentário:

Gostou da receitinha? Comente o que achou, dê sugestões e seja legal! =)