sábado, 12 de janeiro de 2013

COMO GRELHAR PEIXE SEM FARINHAS + TOMATE RECHEADO

Oie!

Que mini inverno doido é esse que está fazendo esses dias?? Eu só sei que eu adoro, e que se quiser, pode ficar assim! =)

Essa semana ficamos com vontade de peixe, e tinha que ser peixe grelhado. Embora carnes, frango e peixe grelhados devem ser feitos apenas com temperos, é bem comum pedir peixe grelhado no restaurante e chegar na sua mesa um peixe à doré. 

Não gosto quando o restaurante faz isso, mas entendo que o motivo é que não é fácil grelhar seu filé de peixe sem que ele se desfaça. Pra isso, no entanto, existem técnicas que ajudam e deixam seu peixinho grelhado, firme e mais importante no meu caso, com 0g de carboidratos!!!



Primeiro, lembre-se de que o peixe deve estar em filés, já descongelados. Eu comprei tilápia congelada, mas é sempre mais legal se puder ser peixe fresco. 

Tempere seu peixe com o que preferir. Esse da foto eu temperei com suco de limão, lemon pepper, sal e pimenta do reino.. o sal e a pimenta, em quantidade menor e bastante lemon pepper, pq eu amo esse tempero (caso não conheça, clica aqui). 

Deixe o peixe marinando por uns 20 mintos, e assim, esquente uma frigideira antiaderente com um fio de azeite. Tem que ser antiaderente e ela tem que estar quente pra receber o peixe, pois este é um dos segredos pra selar seu filé.

Coloque o peixe, e, quando perceber que ele começa a ficar com a borda branquinha, cerca de 2 minutinhos, vire com a ajuda de uma espátula de silicone e doure por mais 2 minutinhos o outro lado. Não deixe muito mais tempo que isso, pois seu peixe ficará esfarelento e seco. 

Vai depender do tamanho da sua frigideira quantos filés fará por vez.. na minha só dá pra fazer dois. E pronto, é só finalizar os filézinhos e montar seu prato. Pra ficar tudo quentinho e fresco, no bom sentido, vá ajustando o tempo dos preparos para finalizar o peixe e já ter seu tomate e seu espinafre prontos no mesmo momento!

PEIXE GRELHADO, TOMATE RECHEADO COM QUEIJO E NOZES E ESPINAFRE COM ALHO

RECEITA
4 filés de tilápia grelhados, conforme indicação acima;
Para o tomate
4 tomates italianos pequenos; 
1/2 xícara de creme de leite - pode ser fresco semi batido ou de lata sem soro;
1/2 xícara de queijo minas ralado em ralador fino;
2 colheres de sopa de creme de ricota;
1/4 de xícara de nozes picadas;
1 colher de chá de alho picado;
4 fatias pequenas de queijo minas;
azeite, sal e pimenta do reino à gosto;
orégano;
Para o espinafre
2 xícaras de espinafre - sem apertar na xícara;
1 colher de sopa de alho picado;
2 colheres de sopa de azeite;
sal e pimenta do reino à gosto.

MODO DE FAZER

Preaqueça o forno na temperatura média. Lave os tomatinhos e corte a 'tampa', ou a parte que fica o cabinho. Corte cerca de 1/2 cm apenas. Corte também uma fatia fina, no fundo do tomate, pra facilitar ele ficar de pé na fôrma. Tire bem pouquinho, é mesmo só para essa finalidade. 

Com a ajuda de uma colher, cave seus tomatinhos, com cuidado, para tirar o interior. Reserve este tomate extraído, e tempere os tomates já ocos com sal, pimenta e um fio de azeite. 

Misture com a polpa dos tomates o creme, o queijo ralado, a ricota, nozes e alho e tempere ao seu gosto. Misture bem. Para montar os tomates, preencha a cavidade de cada tomate com a fatia de queijo, deixe-a no fundo. Com uma colher, recheie os tomates com o creme, e por fim, polvilhe mais queijo minas ralado por cima e orégano. Usei orégano fresco, pois o sabor é melhor. Coloque os tomates numa assadeira antiaderente e despeje um fio de azeite por cima. 

Forno nos tomates por cerca de 20 min. Para o espinafre, muito simples. Lave bem lavadinho, seque e tire os talinhos. Refogue o alho no azeite, até dourar levemente e refogue as folhas, até ficarem murchinhas. 

Monte o seu prato, coma e seja feliz!! =D

Carboidratos:
Cada prato contém, em média: 4g de carboidratos.


Bom apetite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da receitinha? Comente o que achou, dê sugestões e seja legal! =)