segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

TORTA HOLANDESA - LOWCARB / GLUTEN FREE

Oiee!!
Quanto, mas quaaanto tempo!
Nem vou mais dar desculpas sobre vida corrida, etc, etc.. Preciso achar tempo pra continuar com algo que me faz tão bem! :)

Fiz diversas receitas no ano que passou, postei bem poucas.. E assim tenho um bom arquivo pra começar 2016 aqui, e não parar mais!

A receita de hoje é uma sobremesa que, apesar do nome, é bem típica do Brasil, a torta holandesa! Pra quem já acompanha o blog há um tempo, essa receita já foi feita, mas decidi que devia ser melhorada. O sabor da primeira era bom, mas esta se aproximou ainda mais, não só no gosto, mas principalmente na textura! Uma receita com muita, muuuita manteiga, e muita gordura boa, portanto. Fica bem saborosa, e foi aprovada pelo marido e sogro, que amam a original!
Chega de papo! Vamos pra receita!?
                                   
Torta Holandesa - Low Carb
Massa e biscoitos
1 e 1/2 xícara de farinha de coco;
200g de manteiga sem sal derretida;
4 ovos;
1 colher de chá de sal;
1 colher de sopa de adoçante tipo granular (dos que são msma medida do açúcar);
1 colher de chá de canela;
100g de chocolate amargo 70% para cobrir os biscoitinhos;

Creme branco
200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente;
3 latas de creme de leite nestlé sem soro bem gelado (precisa ser nestle e tem que tirar 100% do soro);
3 colheres de sopa de essência de baunilha ou 1 e 1/2 de extrato puro;
3 colheres de sopa de adoçante granular como o usado na massa;
1 colher de sopa de zero cal líquido (ou outro adoçante similar líquido);

Ganache
100ml de creme de leite fresco ou uma caixinha de creme de leite;
100g de chocolate amargo 70%.


Modo de fazer
Para fazer a massa, preaqueça antes o forno a 200 graus. Misture os ovos com a manteiga, até unir bem. Junte o sal, adoçante e canela e por último, a farinha de coco. Pode misturar com a mão, pois é bem densa a massa. Pegue uma porção e cubra amassando no fundo de uma forma de aro removível de aprox. 25cm de diâmetro, faça furinhos por toda a massa com um garfo e reserve. Para os biscoitinhos, vá fazendo bolinhas iguais e achatando, ou, abra com a mão a massa em uma superfície lisa, achatando bem, e use uma xícara pequena para fazer os círculos do mesmo tamanho. Dica: como a massa é mais grudentinha e pode se desfazer, tire cada bolachinha crua com cuidado com uma espátula de silicone. Leve para uma assadeira de silicone (melhor pois nao gruda) ou uma assadeira comum untada com manteiga. Não crescem, pode pôr perto uma da outra. Faça furinhos também e leve junto com a base da torta ao forno. Deixe assar até ficar douradinho nas bordas, cerca de 10 min (pode ser menos ou mais, depende do forno, fique de olho).

Massas prontas, deixe esfriar, e cubra os biscoitos com o chocolate derretido (leve no micro de 30 em 30 seg..mexendo entre as vezes. Pode ser que 2 vezes ja seja suficiente). Eu peguei uma colher de café do chocolate e fui cobrindo cada biscoito, e depois de quase seco, fiz o desenho da calipso com um palito. Leve a massa e os biscoitos já prontos pra geladeira.

                                     
Prepare o creme branco: bata a manteiga com os adoçantes até ficar um creme quase branco, bem fofo. Melhor na batedeira, mas se tiver força e paciência, pode ser com batedor de mão. Adicione depois desta etapa a baunilha e o creme de leite. Se o creme de leite empelotar na hora que juntar com a manteiga, finalize com o mixer ou liquidificador.  Arrume as bolachinhas em volta da forma e despeje o creme branco. Leve para o freezer para endurecer cerca de meia hora ou mais. Para a ganache, leve o chocolate picado com o creme de leite ao micro, de 30 em 30 segundos, mexendo nos intervalos, até estar um creme homogêneo de chocolate. Despeje a ganache sobre o creme branco, que já deve ter firmado no freezer. Se quiser fazer marmorizado como eu fiz, é só passar uma faca nos dois cremes, de leve, fazendo o desenho. Se não, só despejar por cima para ficar como a torta tradicional!

Deixe cerca de 5 horas na geladeira para firmar bem, e pode então servir! Rende 16 pedaços do tamanho das bolachinhas!

                                     
Carboidratos:
Torta inteira:
Cerca de 15g

Beijos, e bom apetite!

5 comentários:

  1. Quanta saudades de suas receitas....bom retorno...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, voltarei novamente! Depois de um ano e meio agora! ;)

      Excluir
  2. Que bom que eu conheci vc agora, para ser mais específica, semana passada, porque senão eu teria ficado muito triste sem as suas receitas. Já fiz quase todas. São um sucesso.
    Entrei nessa vibe low carb tem 20 dias, estou amando e colhendo ótimos resultados. Obrigada por sua disposição em compartilhar e, NÃO PARE mais. Por favor! Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Pois é parei.. :/ mas volto novamente agora! :) Fico feliz que gostou! Beijos!!

      Excluir
  3. Oi Herizete, procurei a receita dessa torta e te achei aqui. Aderi a low carb esse mês, juntei com box fitness e os resultados estão aparecendo bem rápido. rs

    ResponderExcluir

Gostou da receitinha? Comente o que achou, dê sugestões e seja legal! =)