segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

BOLACHA (OU BISCOITO) TIPO CREAM CRACKER - LOW CARB / LCHF / GLUTEN FREE / PALEO

Oieeee!! 

Como vão vocês? Há quantos milênios não posto receitas?? Faz tempo mesmo.. mas foi por uma ótima causa. Casei, e estive ano passado organizando a festa... que diga-se de passagem foi mais linda e feliz do que eu esperava. Além disso, meu laptop pifou.. e agora ganhei um novo do marido de aniversário!! =)

Tenho feito receitinhas sempre.. fiz algumas bem gostosas pra postar aqui. Nesse ano tentarei focar em receitas com o mínimo possível, se não zero, de produtos industrializados. Vamos pra receitinha de hoje, que ficou demais de boa!

Sabe quando você quer algum petisco crocante, gostoso, salgadinho, que dê pra molhar em molhinhos, que dê pra comer com manteiga, queijo e afins? É dessa bolachinha que estou falando!

Já fiz N tentativas, e só hoje encontrei a fórmula certa pra ficarem parecidas com as bolachinhas que compramos por aí! Um dos segredos dessa bolachinha é a fôrma ou tapetinho de silicone. Em outro tipo de forma, mesmo com papel manteiga, comigo grudou, então invista em um tapetinho.. custa cerca de 30 reais, tem em casas de produtos para cozinha ou multi coisas. Com ele você fará também pizza low carb e outros pratos.

Vamos ver a receita?


BOLACHA (OU BISCOITO) TIPO CREAM CRACKER - LOW CARB / LCHF / GLUTEN FREE / PALEO
1 ovo;
8 colheres de sopa de farinha de amêndoas (só triturar no processador as amêndoas);
8 colheres de sopa de queijo mussarela ralado (pode ser também minas padrão.. não use parmesão nessa receita, ficará muito forte);
1 colher de sopa de manteiga gelada;
2 colheres de chá de gergelim tostado;
1 colher de chá de alho desidratado;
1 colher de café de ervas de sua preferência - usei orégano;
1 pitada de goma xantana (ou cmc);
1 pitada de sal pra receita e mais 1 pitada para polvilhar em cima da massa;
1 pitada de pimenta do reino.

MODO DE FAZER
Pré-aqueça o forno em temperatura de média a baixa. Em um processador misture todos os ingredientes secos e bata bem, até ficar homogêneo. Junte no processador mesmo a manteiga e o ovo, batendo bem até misturar tudo. Ficará uma pasta pegajosa. Espalhe a pasta no tapete de silicone, formando um retângulo de aproximadamente 30 cm por 20 cm. Espalhei com a ajuda de duas espátulas de silicone, na mão grudou muito (pode também usar luva de silicone).

Leve ao forno por cerca de 10 minutos. Tire, corte em 40 quadradinhos, e faça leves furinhos se desejar. Leve por mais 5 minutos, tire, vire as bolachinhas, e mais 5 minutos pra dourar o outro lado e tire. Assim as bolachinhas, após frias ficaram boas, mas ainda não crocantes como eu queria. Minha idéia foi então levar ao microondas por 1 minuto, e - tcharãaaamm!! Ficaram hiper crocantes! Uma delícia com manteiga, ou qqer outra coisa.

Tentem fazer, me contem o que acharam e sejam muito felizes por poderem comer bolachinhas low carb crocantes de verdade!!

CARBOIDRATOS
Receita completa: 8g
Por biscoito: 0,20g 

Boa semana e bom apetite!! =D

2 comentários:

  1. Fiz sem gergelim e sem goma e coloquei uma CS de farinha de côco. O problema é controlar pq ficou uma delicia.

    ResponderExcluir

Gostou da receitinha? Comente o que achou, dê sugestões e seja legal! =)