quarta-feira, 18 de junho de 2014

CASTANHAS E NOZES 'CARAMELIZADAS' LOW CARB

Oieeee!! 
Quanto, mas quaaanto tempo não venho aqui! Estava com saudades de escrever. Nestes meses algumas mudanças, de trabalho, de prioridades, me fizeram parar um pouquinho aqui. 

Fiz algumas receitas legais nesse tempo, e aos poucos vou postando por aqui. A que eu posto hoje fiz essa semana mesmo.. e é ótima pra aproveitar nestes dias de jogos da copa!! 

Duas coisas me inspiraram essa receita.. que busquei referências na internet pra adaptar e fazer aqui. A primeira é que lembro de quando eu era pequena a minha mãe sempre fazia aqueles amendoins doces, crocantes, que era muuuuito saboroso e cheiroso.. mas que hoje já não é mais uma opção, principalmente por conta do açúcar e do chocolate em pó. A segunda, é a Nutty Bavarian, que mata a gente com aquele cheiro lindo onde tem quiosques. 

Pensei em fazer uma versão sem açúcar, claro, e com castanhas e nozes variadas. Mas e o caramelo crocante? A solução, após uma longa pesquisa na net, foi usar um ingrediente que normalmente todos temos em casa!! 



Vamos ver a receita??

CASTANHAS E NOZES 'CARAMELIZADAS' LOW CARB 
200g de nozes - usei 100g da normal e 100g da pecã;
100g de amêndoas;
100g de castanha de caju
100g de avelâs
2 claras de ovos;
3 colheres de sopa de água;
1 colher de sopa de essência de baunilha;
1 xícara de adoçante de sucralose em pó;
1 e meia colher de sopa de canela em pó;
2 colheres de sopa de cacau em pó;
1 colher de chá de sal.

MODO DE FAZER
Prepare uma fôrma grande retangular, e unte com óleo de coco, e preaqueça o forno em temperatura média. Em uma tigela grande, bata as claras juntamente com a água e a baunilha, até ficar bem branco e fofinho, tipo uma nuvem, mas não em neve com picos. Em outra tigela, misture todos os ingredientes em pó, bem misturados, até ficar homogêneo. 

Junte às claras todas as castanhas e nozes, e com uma espátula (ou como eu, com as mãos mesmo), vá misturando e incorporando bem, e aos poucos junte os pós, misturando bastante até que você perceba todas as nozes envoltas. 

Espalhe bem as nozes na fôrma e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos, ou, até estarem bem cheirosas e ao provar, crocantes. 

Pronto! Guarde em um pote bem fechado, e irá durar bastante (está há 4 dias em casa, e permanecem crocantes). 

Como petisco é beeem gostoso, e no iogurte grego, no creme de leite puro, ou como na foto, com morangos e creme fresco, fica sensacional. Façam, vocês irão amar!! =)
A receita rende bastante, umas 15 porções, no mínimo.



Carboidratos:
Receita completa: aproximadamente 30g. 
Por porção: aproximadamente 2g 

Beijos, até a próxima receita!!

2 comentários:

  1. Oi flor, gostaria de saber qual sucralose você usou para equivaler a uma xícara? aqui em casa eu só tenho doçurinha ( e uma xícara de doçurinha não rola né hehehehehe) porque nunca sei qual comprar....fiquei louca para fazer mas vou esperar tua resposta. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Cintia!! Mil desculpas só responder agora.. estive meio fora do blog pq estava focada na organização do meu casamento!! =) mas respondendo sua dúvida> usei Linea.. aquela granular, que a proporção é igual a do açúcar.
      Bjos!!

      Excluir

Gostou da receitinha? Comente o que achou, dê sugestões e seja legal! =)