domingo, 10 de novembro de 2013

DOCE DE ABÓBORA LOW CARB

Oie!! 

Tudo bem com todos? Por aqui tudo bem. Em 10 dias a minha mãe chega, estamos aqui na expectativa!! 

Esse fim de semana fui com o Rubens, meu irmão mais novo, na vó Janice e vô Angelo. Minha vó disse que tinha feito um doce de pera com calda de vinho sem açúcar, que por sinal tava delicioso, e que queria fazer um doce de abóbora. Eu que adoro abóbora, gostei da idéia e quis inventar um doce, que fosse fácil e rápido.

E por que chamo esse doce de low carb? Porque abóbora tem pouquinha frutose, e não leva açúcar ;). Ao todo foram uns 20 minutos. Eu gosto quente ou gelado.. mas admito que gelado ficou bem saboroso! Vamos à receita??

                  


DOCE DE ABÓBORA LOW CARB
RECEITA
1kg de abóbora cabotian (a japonesa) sem casca e picada (vende nas bandeijinhas, na maioria dos mercados e até na feira);
1 xícara de água;
10 colheres de sopa de adoçante granular - prefiro sucralose;
1 colher de chá de adoçante líquido de sua preferência;
1 colher de chá de canela em pó;
1 colher de chá de cravo da índia (ambas as especiarias coloquei a meu gosto..pode pôr menos ou mais);
1 colher de café de cmc;
1 xícara de coco ralado - opcional (meu avô não come, por isso deixei a parte pra quem queria).

MODO DE FAZER
Em um refratário grande, leve a abóbora ao microondas por cerca de 10 minutos, na potência alta, abrindo a cada um terço do tempo. Se tiver uma daquelas tampas pra cozinhar em microondas, o processo vai ser mais rápido. 

Após essa etapa, sua abóbora deverá estar macia e em ponto de ser amassada com o garfo. Amasse bem e reserve. Inicie a calda, juntando em uma panela grande, a água, o adoçante granular, o cmc e as especiarias. mexa bem antes de levar ao fogo pra dissolver o cmc. Caso junte gruminhos, retire com uma colherzinha. Leve ao fogo por cerca de 3 minutinhos ou até ferver e engrossar de leve. Se for fazer com o coco, melhor que seja fresco, e. oce pode juntar nesse momento, deixando na calda por mais um minutinho. 

Agora você deve juntar sua abóbora amassada, e incorporar bem na calda. Experimente e veja se está doce o bastante para você. No meu caso, juntei a colher de chá de adoçante líquido e ficou ideal. 

E pronto!! Você tem um delicioso doce de abóbora, com gostinho delícia de doce de fazenda!! ;) Foi aprovado por todos no final de semana! Agora quero ver você fazer também! Rendeu cerca de 10 porções. 

Carboidratos:
Receita completa: cerca de 65g
Por porção: 6,5g

Apenas alerto que, caso você esteja iniciando uma alimentação low carb, que coma meia porção por dia, ou que vá devagar! Uma dica boa é misturar com creme de leite de lata sem soro ou creme de leite fresco batido.. aliás com queijo minas deve ficat também um negócio!! heheh muitas idéias!!

Beijos e boa semaninha pra vocês!

2 comentários:

  1. Hmmm que delícia! E pensar que você não gostava de doce de abóbora quando era pequena... É tudo de bom!... Pode colocar coco ralado também... e comer com queijo fresco.. Hmmm... :9

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh mesmo, maen!! Eu aprendi a gostar de abóbora e pimentão, quem diria! =D
      Eu coloquei coco ralado, só que só depois, pq o vô angelo disse que pra ele é indigesto.. mas vou fazer em casa essa semana de novo, com coco fresco!! =D

      Excluir

Gostou da receitinha? Comente o que achou, dê sugestões e seja legal! =)