quinta-feira, 19 de setembro de 2013

NO BAKE CHEESECAKE - LOW CARB (OU CHEESECAKE RÁPIDA)

Oie!!

E lá se vai mais uma semana que acabou, praticamente. Outra semana com mais dias corridos que tranquilos..e com boas receitinhas pra acalmar os ânimos.

A minha primeira receita aqui do blog foi uma cheesecake. Daquelas tradicionais, que levam ovos, que temos que assar, deixar o forno entreaberto por 40 minutos.. cuidar como um nenê, pra só depois de um dia na geladeira poder comer. É deliciosa, eu sei.. mas ah.. preguiça e falta de tempo às vezes!

Mas, e se eu disser que existe uma outra maneira de fazer cheesecake, tão saborosa quanto, mil vezes mais rápida, e que dura mais na sua geladeira? Quê?? 

Isso! É a famosa 'no bake cheesecake'. Se vocês já andaram pelo blog todo, devem ter visto já as receitas de torta de limão e de chocolate trufado, certo? Pois então, saiba que a mecânica é a mesma. ;)

Garanto que o sabor não perde em nadica pra uma cheesecake tradicional, feita com açúcar! Aliás, esse é o único ingrediente suprimido da receita original! Pela foto aí embaixo, acho que vai ser difícil você não querer fazer uma!


NO BAKE CHEESECAKE - LOW CARB (OU CHEESECAKE RÁPIDA)
Para a base da torta:
12 colheres de sopa de farinha de coco;
1/4 de xícara de farinha de linhaça;
1/2 xícara de whey (usei de chocolate aqui, mas pode ser baunilha ou outro sabor neutro);
1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente;
1/2 xícara de creme de leite fresco (pode ser que precise de mais um pouquinho);
Algumas gotas de adoçante;
1 colher de café de goma xantana;
1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
1 colher de chá de raspinhas de limão.

Para o recheio da torta:                                                                                                                   
450g de cream cheese em temperatura ambiente;
250g de creme de ricota (tem que ser o creme, não testei com a ricota comum);
250ml creme de leite fresco bem gelado;   
2 colheres de sopa de suco de limão tahiti;
1 colher de sopa de essência de baunilha;
1 colher de café de essência de caramelo;
30 gotas de adoçante de sucralose + 20 gotas de outro adoçante que preferir (esta mistura ajuda a não deixar gosto residual. Se você preferir, use mel.. não uso por conta do carboidrato). 
Mais gotas extra de adoçante e uma colher de chá de baunilha (para o creme de leite);
30g de gelatina em pó sem sabor - daquele pacotinho que você encontra no mercado; 
1/2 xícara de água.

Para a calda de framboesa
1 xícara de framboesa;
1/2 limão espremido;
1 colher de sopa de manteiga;
1/2 xícara de água gelada;
1 colher de sopa de gelatina de framboesa diet;
gotinhas de adoçante de sucralose (opcional, se você gostar mais azedinho);

MODO DE FAZER
Inicie pela massa, que é a base da sua torta. Você irá precisar de uma fôrma média de torta, que pode ser como preferir (de refratário, de aro removível, de silicone). Eu usei de aro, e como minha fôrma tem 25cm de raio, tive que usar uma outra forma baby, como vocês vêem na foto do fim do post.

Misture todos os ingredientes secos da base, e aos poucos, vá juntando com as pontas dos dedos a manteiga. Ficará uma farofinha úmida. Aí, você deve ir acrescentando aos poucos também o creme de leite, até formar uma massa fácil de moldar com as mãos. Adicione as gotas de adoçante e misture até homogeneizar. 

Cubra o fundo da fôrma com cerca de meio cm de massa, pressionado com a mão pra ficar bem compacta. Leve para assar em forno préaquecido, por cerca de 10 minutinhos (ou até menos). Retire e deixe reservada a fôrma, pra sua massa esfriar. 

Prepare o recheio. Em uma tigela grande, bata em velocidade rápida o cream cheese e o creme de ricota, até estarem bem fofinhos. Aos poucos, vá adicionando o suco de limão, o adoçante e as essências. Pare de bater e reserve. Hidrate a gelatina sem sabor na água, em um potinho que possa ir ao microondas, e após um minutinho, leve por 20 segundos ao micro. Volte a ligar a batedeira, e junte essa gelatina já hidratada e derretida. Reserve. 

Com as pás da batedeira limpas, bata seu creme de leite fresco com as gotas a mais de adoçante e baunilha, até virar um chantilly firme. Cuidado redobrado pra desligar a batedeira assim que firmar, ou seu chantilly virará manteiga. 

Agora é hora de ser bem cautelosa heheheh.. e unir o chantilly à mistura da cheesecake. Com uma espátula, junte porções médias do chantilly ao creme, e vá misturando com delicadeza, de baixo pra cima. Essa etapa requer só um pouquinho de paciência, pois é pra manter o recheio fofinho e leve que fazemos isso. 

Assim que finalizar de adicionar o chantilly, e tiver um recheio homogêneo. pode despejar na fôrma. Agora faça a calda de framboesa, que é super simples. É só processar bem de leve as framboesas e levar ao fogo todos os ingredientes, menos a gelatina e a água. Assim que levantar fervura, desligue, junte a gelatina, mexa bem, junte a água e espere uns minutinhos, caso for fazer como eu, um marmorizado na torta. No entanto, a calda pode também ser reservada pra ser só despejada por cima, como eu também fiz!! 

Cubra com plástico filme e leve por 30 minutos no freezer + 2 horas na geladeira. E ta pronto pra você se deliciar!






Só digo algo: sensacional. Faça. Você não se arrependerá, mesmo que pense num primeiro momento que tem muitos passos e muitos ingredientes..é só aparência! heheh..

Carboidratos:
Torta completa, que rendeu ao todo 12 pedaços: 37g
Sendo,
Massa: 13,5g
Recheio: 16,5g
Cobertura: 7g 

O que, pelos meus cálculos, são 3 míseras gramas de carboidratos por fatia generosa!!

Booooom apetite! ;)

2 comentários:

  1. Oi Gabe! Primeiro quero te dar parabéns pelo blog é simplesmente sensacional! Estou iniciando nesse "mundo" low carb agora e tenho pesquisado muito. Seu blog foi realmente um achado, com todas essas receitas que parecem deliciosas. Ainda não experimentei nenhuma pois conheci seu blog ontem mas vou experimentar várias, com certeza. Tenho uma dúvida, essas farinhas (coco, castanhas..) vc compra pronto ou é só bater as castanhas/ coco/ etc) no liquidificador. É que aqui na minha cidade nunca vi dessas farinhas pra vender e na internet é tããão caro! Obrigada por compartilhar conosco receitas tão legais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Gabriela, tudo bom?? Muuuito obrigada pelos parabéns! =) Quando fizer alguma receita, me conte se ficou gostoso!!
      Low carb é muito recompensador, pq a partir do momento que você realmente muda o estilo de se alimentar pra low carb, vc passa a melhorar não só seu peso, mas td na saúde!! Eu compro às vezes a farinha pronta, e às vezes bato sim as nozes, castanhas, coco ralado pra fazer a farinha. Pode fazer assim que é a mesma coisa!! Beijos, obrigada pela visita!! =)

      Excluir

Gostou da receitinha? Comente o que achou, dê sugestões e seja legal! =)