segunda-feira, 29 de julho de 2013

LEITE CONDENSADO LOW CARB - E BRIGADEIRO TAMBÉM!

Oie! 
Como está o dia pra quem lê? 
O meu está ok.. a semana passada foi meio chatinha.. por alguns motivos, mas no final de semana, compensamos indo à casa de amigos queridos pra passar o final de semana. 

Nessa semana, apesar de meio ble, fiz algumas receitinhas, hoje vou postar a de leite condensado low carb, mais o brigadeiro, feito a partir deste leite. Só posso dizer uma coisa: sen sa sio nal.  Pra quem gosta de coco, arrisco dizer que é melhor que o original =) !

Outra receita que fiz, foram coxinhas. Eu encontrei uma receita em um blog, e modifiquei um pouco, já que eu nao tinha todos os ingredientes, então improvisei... mas essa é pra outro post!



LEITE CONDENSADO LOW CARB
RECEITA
750 ml de leite de coco integral (light não!);
1  colher de chá de açúcar mascavo (pode ser a mesma medida de melaço, fiz dos dois jeitos);
1 colher de café de goma xantana;
1 colher de chá de essência de baunilha;
adoçante a gosto (opcional).

MODO DE FAZER
Misture em uma panela o leite de coco, o açúcar mascavo e a goma xantana, e leve em fogo baixo. Agora atenção pra um momento de muita paciência: você deve mexer a mistura de vez em quando (pode ser de 3 em 3 minutos), até que forme uma consistencia de leite condensado. No meu fogão, na semana fria que fez, foram 45 minutos. Pode ser mais ou menos. 

Assim que estiver com a consistência e com uma tonalidade cor de creme bem clarinha (tipo, cor de leite condensado mesmo.. mais fácil hehe), você já pode desligar. 

Depois que desligar, junte a essência (aprendi com a Palmirinha... hehe.. ela disse que a essência evapora se colocar antes), e se quiser docinho como o leite condensado, vá adicionando aos poucos o adoçante líquido, e experimentando. Você deve estar perguntando o pq do açúcar mascavo/melado. Eu também não sei hehee.. brincadeira, eu coloquei, porque achei uma receita assim, e penso que ajuda a dar a consistência. No entanto, você poderá tentar sem também. 

Depois de pronto, transfira para potinhos, como os da foto, e você pode usar nos mesmos preparos que usa o leite condensado convencional!! O sabor não é idêntico. Se parece, mas fica com sabor de coco. Eu amo. Se não gostar, acho que pode ser ruim pra você, mas insisto que deve tentar! =)

Eu usei para a receita abaixo, que posto aqui também!

BRIGADEIRO LOW CARB II
RECEITA
1/2 receita de leite condensado low carb;
1 colher de sopa de achocolatado diet;
1 colher de chá de cacau em pó.

MODO DE FAZER
Leve em um refratário ao microondas por cerca de 2 minutos, mexa, mais 2 minutos, mexa, mais 2 minutos, e mexa. No meu microondas, foram ao todo 8 minutos, mas é preciso ir mexendo pra incorporar. Ficou como esse da foto. Não é hiper fácil, e com uma aparência linda? E mais gostoso que o meu primeiro que postei aqui há um tempinho! 




Beijos, e boa semana! Que desejo ser melhor que a semana passada, pra todos! =)

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Emerson! Sim, low carb! Low carb significa ao pé da letra 'baixos carboidratos'. Em uma receita que tem 1 colher de chá de açúcar mascavo (ou a mesma quantia de melaço), tem ao todo 5g de carboidratos. Dessa forma, é low carb. Não é intenção ser nem zero carb, nem páleo, nem dukan. É simplesmente, baixo em carbs! =)

      Excluir
  2. Entendi, legal! Mas posso usar stevia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Emerson! Pode sim, use o adoçante que preferir. Neste caso, era uma experiência tb.. não há necessidade do açúcar.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Oie Amélia! Se você for de alguma cidade que tenha a loja Mundo Verde, lá tem. Caso não, alguma loja de produtos de confeitaria. =)

      Excluir
  4. Posso usar açúcar demerara no lugar do mascavo?

    ResponderExcluir
  5. Olá, o que posso usar para substituir goma xantana? Consigo fazer a receita sem ela? Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde, estou AMANDO seu blog!!! Tenho uma dúvida sobre o brigadeiro, posso fazer no fogo como o convencional? Ou só fica bom no microondas?
    Muito obrigada *-*

    ResponderExcluir

Gostou da receitinha? Comente o que achou, dê sugestões e seja legal! =)